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Como jejuar de forma saudável

Como jejuar de forma saudável

Jejuar é um verbo que possui como significado diminuir ou deixar por completo de se alimentar por um período, o que pode ter razões médicas, religiosas ou dietéticas.

Nesta época de Quaresma, o ritual é bastante feito pelos cristãos para expressar uma purificação corporal e proporcionar a paz de espírito. As penitências também são consideradas formas de jejuar. Mesmo que se tire apenas um ou alguns alimentos, esta é uma forma interessante de se desapegar de alimentos que causam vício e nem sempre oferecem muitos benefícios a sua saúde.

Normalmente após um jejum muito prolongado, acabamos rejeitando alguns tipos de alimentos como carnes, e passamos a ter uma alimentação mais saudável.

Dentre todos eles, o tipo de jejum mais praticado é aquele que proporciona resultados de emagrecimento rápido. Em outras palavras, você precisa “fechar a boca” por completo.

Muitas pessoas relacionam os resultados de emagrecimento do jejum com a ingestão de água. Portanto, veja os mitos e verdades sobre esse comportamento:

Um copo de água gelada em jejum emagrece

Verdade: Não só em jejum. A água gelada queima calorias, pois, para o controle da termogênese, o corpo precisa elevar a temperatura da água até 36,7 graus e, para isso, ele gasta uma boa quantidade de calorias.

Água quente em jejum queima gordura

Mito: Queimar gordura e eliminar peso depende da quantidade de alimentos ingeridos e o número de calorias eliminadas. Alguns poucos alimentos aceleram o metabolismo, como a cafeína.

Água morna com limão em jejum ajuda a acabar com alguns quilinhos

Mito: Água morna pode soltar o intestino e limão em jejum pode levar a uma irritação no estômago.

Agora, se você pretende iniciar um jejum, fique atento às dicas que lhe daremos para jejuar de forma saudável para não comprometer a sua saúde.

Os dias em jejum são muito bons para ajudá-lo a limpar e curar o corpo. Para começar, faça jejum uma vez por mês, depois tente 2 vezes ao mês; e quando seu corpo já estiver se adaptando, faça-o uma vez por semana.

Pelo nosso corpo estar acostumado a receber nutrientes todo o tempo, é muito difícil jejuar consumindo apenas água, portanto é recomendável tomar sucos para suprir essa falta não ocasionando problemas gerados pela ausência desses nutrientes.

O jejum modificado do suco é bom para aqueles com limitações da saúde tais como o diabetes ou o hipoglicemia. Você também poderá modificar a sua dieta incluindo fatias de abacate ou de banana, pois elas possuem um processo de digestão lenta, ajudando assim, a manter o nível de açúcar estável no sangue e diminuindo a sensação de fome.

Embora o jejum periódico seja uma boa maneira de desintoxicar o seu corpo, há muitos detalhes que precisamos ficar atentos para não afetar a nossa saúde.

* Fazer jejum por conta própria, a fim de conquistar o peso ideal em pouco tempo, não é nenhum pouco saudável. Isso poderá lhe causar riscos a saúde.

* Ficar dias sem se alimentar pode resultar em vários sintomas desagradáveis, como: raciocínio confuso, perda de memória, dores de cabeça, tontura e até mesmo desmaios. Estes são sintomas relacionados ao processo de hipoglicemia, isto é, redução da glicose na corrente sanguínea.

* Fazer jejum é um processo lento. Você deverá eliminar alguns alimentos gradualmente, para que seu organismo não tenha um “susto” ocasionando diarréias e outras consequências mais graves.

* Pessoas que praticam atividade física e que se submetem a períodos de jejum podem sofrer ainda mais. Porque durante o exercício há um aumento do gasto energético, ocorre uma alteração no metabolismo e diante desta situação, o seu corpo pode responder provocando desmaios, além de outros riscos maiores no sistema nervoso.

Fontes:http://cyberdiet.terra.com.br/fazer-jejum-emagrece-2-1-1-113.html

http://emagrecer.blogsome.com/2006/08/21/como-utilizar-o-jejum-como-dieta-4-regras-de-ouro/

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