RSS Feed

Benefícios da goma-guar

Posted on

Você já ouviu falar em goma-guar?

Pois é, eu também não.

Porém, curiosa que sou, fui buscar mais informações e descobri benefícios muito bons relacionados à semente desta plantinha ao lado, a Cyamoposis tetragonolobus – aliás, praticamente tudo na Natureza, quando bem utilizado, nos traz boas coisas.

Exatamente,  a goma guar é o nome dado a um tipo de fibra alimentar solúvel, extraída do endosperma (parte da semente) do vegetal acima citado e que tem sido utilizado  na alimentação humana e do gado desde tempos antigos, principalmente na Índia e no Paquistão (daí porque nem eu nem você sabia de sua existência).

Foi a partir de 1950 que as sementes da planta, de onde se extrai o guar, têm sido processadas em goma guar para se tornarem aditivos alimentares, na forma de espessante ou como fibra alimentar.

Quer uma dica? Comece a ler os rótulos de todos os alimentos industrializados que consome para ver a infinidade de coisas de nomes estranhos que lá existem. Procurar o que significam irá lhe trazer muitas surpresas, boas e más, sobre sua alimentação.

O importante é saber que, em relação à goma-guar, quando tal é ingerida, espanta a fome. Além disso, por ser rica em fibras, pode conter o colesterol, o diabetes e a obesidade.  Outros usos possíveis são a prevenção da artrose, como anestésico e protetora das cartilagens.

About these ads

Sobre Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

»

  1. Olá, Vanessa, eu leio sempre, e não tenho muita confianza na quimica alimentar.
    Porque tudo isso é para manter em stok os alimentos sem apodrecer; o capital esta traz tudo !
    Os conservantes, os colorantes…mais por o que você fala a goma guar é boa,,,bom obrigado por o seu escrito.
    Estamos falando

  2. Eu também não confio muito na química alimentar. Por isso, partamos sempre pelo seguinte princípio: a alimentação deve ser simples. Então quanto mais natural for, melhor.
    Até!

  3. Boa tarde, pelo que li nos comentário acima fiquei bastante insatisfeita. O que vocês consideram química de alimentos? A química de alimentos está presente em nosso cotidiano, e resta o bom senso para que saibamos identificar seus benefícios. Como em qualquer outro meio, a química de alimentos tem seus pontos negativos ou que mereçam atenção em relação a seus efeitos. Na verdade, a química de alimentos não está em busca de alimentos que previnam ou tratem doenças ou questões estéticas (como emagrecimento) mas sim procurando, por meio do conhecimento dos alimentos, de suas reções e funcionalidades, propiciar o entendimento da química que ocorre para que parâmetros de qualidade e segurança alimentar sejam respeitados. Mesmo que tratássemos de “alimentos funcionais”, não estaríamos tratando de alimentos que servem como medicamentos, o que poderia ser mal interpretado pelas pessoas, os alimentos funcionais são aqueles que trazem algum benefícios fisiológico ou de saúde além dos papel nutricional, mas não curam ninguém. Não confundam medicamentos com alimentos, nem tampouco química de alimentos com qualquer outra coisa. Vocês usam da química de alimentos o tempo todo, e um alimento processado pode ter tantos benefícios quanto um alimento in natura. O processamento tem várias vantagens: serve para aumentar a variabilidade de produtos, proporciona a distribuição de alimentos a lugares onde não estariam naturalmente ou em épocas ditas “fora de safra”, permite a conservação de alimentos por períodos mais longos, entre muitos outros benefícios.

  4. Eu faço uso da goma guar e ela também ajuda no trato intestinal, pelo fato de ser fibra. Muito bom! Recomendo!

  5. uso guar tira mesmo o apetite reduziu meu colesterou e estou perdendo peso mas, faça sua consulta

  6. como usar o guar na alimentacão gente
    quero usar preciso saber

  7. tais cristina da silva

    preciso muito usar guar urgente,aqui onde moro só achei em pó e confesso não consegui tomar,como faço pra usar guar se eu mandar manipular em capsulas…………

  8. Já procurei goma guar em vários lugares,farmácias,farmacias de manipulação e casa de produtos naturais e não encontrei.Quando pergunto do produto fazem cara de surpresa e perguntam pra que serve,e nunca ouviram falar.
    Gostaria de sdaber onde posso encontrar,moro em São Bernardo do Campo,e se alguém souber,me informe através do email gilclaumaja@hotmail.com por favor.
    Agradeço desde já pela gentileza.

  9. Maria Jucelina p Ribeiro.

    onde encontro essa goma,fiz redução de estomago e mim disseram que é mto bom,agradeço se mim responderem .jucelinapaiva@gmail.com

  10. fiquei muito feliz com a goma guar pois a medica. da minha filha, de apenas 7 anos descobriu que ela estava com o colesterol elevado para nao passar um medicamento pesado passou uma fibra soluvel em leite desnato e juntamente com glucomanan esta fasendo maravilhas. pois a formula acaba nao sendo tao ruim. e um cheique e ela adora nao e um medicamento mais esta ajudando na questao que ela precisa pois precisa perder uns quilinhos e vamos chegar la . muito obrigado pelo site quanto a quimica citada da coleguinha ai em cima ela nao sabe nada de quimica pois os tradicionais alimentos cozidos por nos mesmos tambem e uma quimica diaria pois um simples cafe e uma quimica , quantidade de . po x quantidade de açucar erra a quimica e veja o que vira . bjos.

  11. marisa sousa

    Encontra na Drogaria é Fiber mais Nestlé Nutricion

  12. Bom, aqui no Rio de Janeiro nas fórmulas de emagrecimento do Dr. Angelo Cerbino contém Goma Guar. As fórmulas são com produtos naturais e funcionam!

  13. Josenaldo Rodrigues

    Qual a porcentagem na alimentação ? no pão ou na pasta americana

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 70 outros seguidores

%d bloggers like this: