RSS Feed

20 Dicas Para Evitar o Estresse

Posted on

1. Identifique os fatores estressantes:

O primeiro passo é reconhecer e entender aquilo ou as pessoas que tiram você do sério, pois só assim você poderá procurar formas de lidar melhor com estas situações ou simplesmente evitá-las. Quem não sabe o que o estressa, vive preso às suas próprias emoções.

 

2. Elimine os compromissos desnecessários:

Nossas vidas são cheias de compromissos, dos mais insignificantes aos mais importantes. Procure selecionar o que realmente é essencial e elimine o resto. Aprenda a dizer “não”. Não perca mais tempo com aquilo que não lhe trará nenhum tipo de crescimento.

 

3. Procrastinação:

Deixar as coisas para depois só lhe causa mais desgaste, pois ficamos ligados mentalmente com cada pequena tarefa não-terminada, o que nos enche de preocupações e ansiedade. Faça tudo aquilo que você precisa fazer, agora.

 

4. Desorganização:

Ser organizado pode ser muito difícil para algumas pessoas, mas é estritamente necessário para lhe ajudar a otimizar seu tempo e lhe tornar mais produtivo. Deixe tudo em ordem, reservando um tempo para decidir o que é mais importante para o dia.

 

5. Atraso:

Estar atrasado nunca nos deixa bem. Acabamos cometendo erros desnecessários, deixando outras pessoas irritadas e fazemos tudo com pressa e pouca atenção. Por isso, crie o hábito de fazer as coisas com antecedência, ficando sempre pronto.

 

6. Controle:

Outra grande fonte de estresse é nossa vontade de a tudo e todos controlar. Só que a vida não funciona desta forma. Precisamos relaxar, nos desapegar e deixar as coisas seguirem seu curso natural. Então, respeite as diferenças, aprenda a lidar com as dificuldades do dia a dia e pare de tentar exercer qualquer tipo de controle.


7. Multi-tarefa:

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode leh apssar a imagem de produtividade, mas no final das coisas isso só mais uma fator de estresse, pois você nunca consegue se concentrar de fato em nada daquilo que faz, tornando suas tarefas rasas, leh abrindo espaço para a confusão. Procure fazer uma coisa de cada vez, com profundidade e atenção. Faça aquilo que é a coisa mais importante do dia. Descarte ou delegue as outras.

 

8. Elime drenos de energia:

 

Existem muitas coisas que sugam nossa energia. Após identificar os fatores estressantes do item nº 1, verifique como os mesmos lhe deixam sem energia, cansado, mesmo que você não tenha feito tantas coisas assim. Desligue-se dessas coisas, tire sua importância e livre-se delas.


9. Evite pessoas difícies:

 

Algumas pessoas realmente podem nos deixar loucas, seja um amigo, um colega, um familiar, um companheiro. O importante é perceber neste momento é que nossa atitude com relação a pessoa que determina se iremos nos estressar ou não. Você pode ficar o tempo todo tentando controlar a pessoa, “bater de frente” com ela ou pode simplesmente evitar sua companhia ou não se importar com o que ela faz ou diz.



10. Simplifique a vida:

 

Simplicar a vida é uma das formas mais eficientes de se livrar do estresse, já que torna tudo mais simples. Se você se alimenta bem, cuida de si e não fica doente, é menos um problema na sua vida para resolver não é?

11. Desmarque:

 

Evite reuniões desnecessárias. Otimize seu trabalho, procurando fazer tudo de forma dinâmica e virtual. Mesmo se a reunião for imprenscindível, reduza-a o máximo que conseguir.


12. Diminua o passo:

 

Nos dias de hoje é muito fácil ficar em ritmo acelerado, permitindo que o estresse tome conta. Por isso, desacelere o passo e procure viver com mais intensidade cada pequeno momento, sem pressa, sem correria, sem dispersão.


13. Ajude outros:

 

Apesar de parecer que, com isso, você estaria acumulando ainda mais obrigações, ajudar e colaborar com outros, desde de que não haja sentimento de controle envolvido, é uma ótima via de escape para relaxar, se sentir útil e encontrar um sentido na vida.


14. Relaxe ao longo do dia:

 

Não se permita ficar “ligado” o dia inteiro. Escolha alguns momentos específicos para relaxar, dar uma volta, fazer uma caminhada ou um alongamento, tomar uma água ou simplesmente respirar profundamente várias vezes, antes de voltar ao ritmo. Isso pode operar milagres num dia muito agitado.


15. Deixe o trabalho:

 

Nada de chegar em casa e continuar trabalhando. É preciso ter disciplina e bom-senso, deixando cada coisa em seu lugar. Assim, você não se sobrecarrega, nem extrapola seus limites e de outras pessoas que convivem com você. 


16. Simplifique sua lista de coisas a fazer:

 

Faça uma lista de tudo aquilo que precisa fazer, depois a reduza para as coisas realmente essenciais. Dentro delas, escolha apenas as três mais importantes e concentre-se nelas. Simplificar sua lista fará com você seja mais produtivo, se canse menos, se permitindo ser ainda mais  criativo.

 

17. Exercite-se:

 

Todo mundo sabe como é bom se exercitar. Mas só para reforçar, encontre um espacinho do seu dia, ou alguns dias durante a semana para praticar algum tipo de exercício. Se não tiver mesmo tempo, simplesmente troque alguns hábitos, como utilizar mais as escadas, voltar para casa à pé, ou ir em algum lugar relativamente próximo sem tirar o carro da garagem,  etc. Mesmo suas horas de lazer podem ter exercícios. Imagine nadar, correr, pular corda em lugares bonitos? ou jogar vôlei, futebol com amigos ou andar na praia? Além de divertido, o exercício pode ser um grande liberador de estresse e lhe tirar a rotina maçante de casa-trabalho-casa.

 

18. Alimente-se saudavelmente:

 

Outra grande obveidade. A função dos alimentos é bem clara: prover nosso corpo de tudo aquilo do qual ele necessita, sejam vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, etc. E para que o corpo precisa disso? Para funcionar adequadamente. Para que cada órgão possa trabalhar na sua capacidade máxima. E isso, quando é obtido, nos torna saudáveis e plenos de disposição. Ter uma alimentação saudável é uma das coisas mais básicas para evitar doenças e males psicológicos, como estresse. Portanto, tire do seu cardápio todos aqueles alimentos que você sabe que não lhe fazem bem, ou que são pobres em nutrientes, além de reduzir a quantidade, pois um estômago cheio lhe impede de raciocinar corretamente, isso sem contar a sensação de peso e mal-estar que vem com o exagero alimentar.


19. Seja grato:

 

Este item é muito importante. Ter gratidão pelas pessoas e pela vida é um grande passo em direção ao relaxamento e ao desapego. Quando sabemos que temos o que agradecer, nossa visão do mundo se torna mais suave e nossa vida fica mais tranquila e alegre. Não precisamos lutar tanto, correr tão ou nos defender. Podemos simplesmente fluir, já que as coisas estão ao nosso favor.


20. Tenha um ambiente Zen:

 

O que significa isso? Significa também simplificar seu ambiente, mantendo-o limpo, organizado, tirando qualquer tipo de excesso que possa haver, criando um ambiente onde possa haver cor, uma planta, ou qualquer outro elemento que lhe faça se sentir bem e em paz dentro daquele lugar.

 

Fonte: Zen Habits

About these ads

About Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, já trabalhei em emissoras de TV, produtoras de vídeo e cinema, além de ter sido assessora de imprensa de um órgão do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2011 me envolvi com a área de internet do Grupo Corrêa Neves de Comunicação em Franca, cidade do interior paulista para a qual me mudei para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, pude me dedicar mais intensamente ao tarô, com o qual tenho uma vivência de 17 anos e mais de 5 mil atendimentos, e outros assuntos holísticos, escrevendo artigos e realizando consultas. Atualmente resido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, tendo assumido completamente minha profissão de taróloga – que passou a ser reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2002 – e atendo preferencialmente por chat e email.

30 responses »

  1. Espetacular, estas dicas ajudaram-me a ver os grandes monstros do dia a dia…

  2. israel vicente de melo

    foi muito importante pra mim ter visto e lido essas dicas tão maravilhosas. vou tentar tirar proveito de tudo que eu vir.agradeço desde já por tudo. sou muito grato.

  3. israel vicente de melo

    foi de grande utilidade estas dicas espero alcançar sucesso nessa nova etapa em minha vida.

  4. Jose Matavele

    Adorei as dicas e ajudaram mi a reduzir o stress do dia adia

  5. AGRADECO MUITO A QUEM ESCREVEU O ARTIGO.VC ESTA AJUDANDO MUITAS PESSOAS.AS DICAS SAO MUITO BOAS.EU VOU SEGUI-LAS O MAXIMO POSSIVEL.MUITO OBRIGADO.
    CARLOS MATIOSKI

  6. marcos araujo

    Lega muito bom eu tava precisando ouvir éssas dicas muito obrigado vou começar a fazer algumas dicas dessas. marcos araujo

  7. marcos araujo

    legal gostei dicas muito bôa e vivendo e aprendendo

  8. Nossa!! tudo que eu precisava, foi muito produtivo.

  9. Raimunda araujo

    muito boas estas dicas.vou fazer tudinho pra me livrar dessa ansiedade e stresse

  10. nossa muito bom vou vou tentar por em praticas algumas dicas ,isso é bom pra gente dar uma acordada sai do comodismo.

  11. JOSE AILTON MATIAS

    LI E GOSTEI BASTANTE ,POIS SOU TECNICO DE ELETRONICA
    E VARIOS DIAS FICO MUITO ESTRESSADO VOU SEGUIR AS
    20 DICAS E SE Deus QUISER IREI FICAR BEM!

  12. Rui Jorge Meno

    Gostei das dicas, foi bom ler e seguirei perfeitamente

  13. foi muito bom vou em dicar para para meus amigos e visinhos

  14. , Gostei muito!!!

  15. SAI A PROCURA DE DICAS PARA ME AJUDAR, QUE LEGAL! ME AJUDOU MESMO , MAS MIM RESPONDE COMO EVITAR MEU ESPOSO TAO ESTRESSANTE JA QUE NAO POSSO DESCARTA-LO?????/ KKKK

  16. Marcus Abreu

    Muito bom, em certas situaçoes eu me vi, vou tentar me beneficiar com isso, obrigado!

  17. raimundo471@gmail.com

    amei de verdade mesmo!!!

  18. Gostei das dicas. É simplesmente algo necessário e devemos seguir para que tenhamos uma boa qualidade de vida…

  19. Muito boas dicas para pelo menos utilizar algumas delas! Deus ilumine vocês para cada vez mais ajudar mais pessoas estressadas e que são ótimas,mas parecem totalmente perdidas!
    Ir. Maria Aparecida da Silva-MCJC

  20. Laura Matavel

    Eu estou sempre erritada com tudo.nao gosto de ver coisas fora do lugar.dizem que sou muito chata. O que eu nao acho.o que posso fazer para melhorar isso?.

  21. milena silva oliveira

    adorei as dicas

  22. vou seguir estas dicas pois o stress esta me matando.

  23. Muito obrigado pelas 20 dicas espero que da proxima eu nao venha mais com esse problema.

  24. So por ter lido as dicas a minha mente parece esta bem calma. Muito obrigado.

  25. alexandre de paula santos

    Show de bola essas dicas são bases muito importantes….
    Mas si não conseguir controlar sua raiva e emoção é bom procurar um profissional…
    Não podemos perder o foco…

  26. Amei poder conhecer melhor o que estou passando,vou seguir cada item,foi muito e
    proveitoso.sei que cada item escrito vai fazer bem a outras pessoas que procura saber o que deve fazer para se livrar do estresse.

  27. brenda ribeiro

    muito bom gostei muito das dicas sobre o estresse obrigadaa ……….. !!!!!!!!!

  28. tamires aquiles

    Adorei as dicas sou extremamente estressada,ultimamente tenho andado a beira de um colapso por causa do meu trabalho e da minha familia.

  29. Amei as dicas vol temtar seguilas :-P kkkkk…
    Bjs : Ruty :-P

  30. Otimo

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 71 outros seguidores

%d bloggers like this: